Dia da Comunidade Japonesa é comemorado em 18 de Junho

Dia da Comunidade Japonesa é comemorado em 18 de Junho

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

 

O Dia da Comunidade Japonesa será comemorado em Indaiatuba com um grande evento aberto ao público, com entrada franca, no domingo (18), das 15h às 18h, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). A data festiva, que é parte do calendário oficial da cidade, marca também o Dia da Imigração Japonesa, conforme a Lei Municipal nº 6.357 instituída em 2014, e este evento é organizado pela Prefeitura de Indaiatuba e a Secretaria de Cultura com parceria da Acembi (Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba).

Haverá a participação de alunos da EMEB Miyoji Takahaha e da Escola de Língua Japonesa da Acembi (Nittigo-Gakkô), de praticantes da arte marcial kendô, de grupos de dança da Acembi e da Associação Nipo-Brasileira de Salto e do grupo de taikô da Acembi. Completa a programação o show do cantor Luis Yabiku, de Campinas.

Além disso, o público poderá apreciar no saguão do Ciaei exposição de origami (dobraduras artísticas de papel), ikebana (arranjos artísticos de flores, ramos e galhos naturais) e de mostra preparada pelos alunos da Emeb Osório Germano e Silva Filho com tema relacionado à cultura japonesa. Haverá sorteios de prêmios durante o evento.

 

DIA DA COMUNIDADE

 O Dia da Comunidade Japonesa foi instituída por lei aprovada pela Câmara dos Vereadores de Indaiatuba em 2010. Em 2014, a comemoração dessa data foi unificada com o Dia da Imigração Japonesa após a aprovação, pela Câmara, de projeto de lei de autoria do vereador Massao Kanesaki. 

A comemoração acontece anualmente no terceiro domingo de junho e faz parte do calendário de eventos do município. O mês de junho faz alusão à chegada do primeiro grupo de imigrantes japoneses ao Brasil, no dia 18 de junho de 1908, no porto de Santos. O primeiro imigrante japonês a chegar a Indaiatuba foi Nakaji Gomassako, em 1935.

 

SOBRE A ACENBI


Sediada em Indaiatuba, a Acembi é uma associação sem fins lucrativos fundada por imigrantes japoneses em 1947 (comemora-se em 2017 os 70 anos de sua fundação). Sua principal finalidade é a preservação e a divulgação da cultura nipo-brasileira. A preservação da cultura de respeito aos idosos é outra tônica da entidade, que é mantenedora da escola Nitigo Gakko e abriga a escola de educação infantil Miyoji Takahara, em parceria com a prefeitura de Indaiatuba.


Em sua sede de campo, na rua Chile, a ACENBI conta com campos de beisebol e softbol (versão mais leve do beisebol), quadras de gueitebol (jogo semelhante ao críquete e apropriado para a terceira idade) e quadras de tênis de campo, além de piscina e área de lazer. Na sede social, na rua Humaitá, a entidade mantém auditório, salas de reunião, salas de ensaio e salas de aula para cursos diversos.


As atividades da Acembi são abertas a todos os interessados. Veja mais informações no website da entidade: www.acenbi.org.br


SERVIÇO

CIAEI (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba)
Av. Fábio Barnabé, 3665, Jardim Regina, Indaiatuba



Compartilhe este post:

Escrito por: Redação

Redação
Buscamos temas e sugestões para tornar a vida mais saudável, mais divertida e mais leve, pois o conhecimento nos ajuda a viver melhor. Aproveite!

Artigos relacionados:

Gostou deste post? Deixe seu comentário